PREENCHIMENTO FACIAL - UM GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO
- Autor: Everton Pech
- 12 de ago. de 2017
- 14 min de leitura

Quando a pele é jovem, lisa e elástica, o tecido cutâneo possui grande quantidade de ácido hialurônico, colágeno e elastina. Com o passar dos anos o envelhecimento do organismo vai levando a uma diminuição das quantidades destas substâncias na pele.
A perda destes elementos faz com que a pele perca a hidratação, a firmeza e a elasticidade que, associada à ação da musculatura facial e à lei da gravidade, contribui para a perda de volume facial e para o surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez.
Alguns fatores colaboram com este processo, tais como alimentação e hidratação inadequadas, exposição solar em excesso e sem proteção, o tabagismo, e o estresse.
Com o objetivo de suavizar as marcas do tempo, ou ainda, aprimorar e restruturar os contornos superficiais da face, foram desenvolvidos os implantes faciais (injetáveis), para preenchimento e volumização das áreas afetadas pelo desgaste senil e por outras condições.
E é sobre isto que tratarei neste artigo. A utilização de preenchedores faciais como estratégia anti-idade (antiaging), suas indicações, contra-indicações, tempo de duração, entre outras informações quentíssimas para você ficar por dentro do assunto.
Tudo que você precisa saber para se familiarizar com esta nova tendência que ganhou fama entre as celebridades e está a se popularizar no mercado como uma técnica segura, eficaz e de excelente custo/benefício entre as técnicas de rejuvenescimento está aqui, a alguns parágrafos de distância.
Ficou curioso e quer saber mais sobre preenchimento facial? Continue lendo!
AFINAL, O QUE É PREENCHIMENTO FACIAL

Preenchimento facial é um moderno tratamento anti-idade realizado através da aplicação de materiais específicos (implantes injetáveis) sob a pele, restaurando o volume, o contorno do rosto, e enriquecendo o aspecto da região tratada.
É uma técnica sem cortes nem próteses, onde uma substância biocompatível é injetada para preencher rugas e sulcos, regularizar imperfeições, harmonizar assimetrias, e realçar traços de beleza e juventude.
Em outras palavras, preenchimento facial é um procedimento com a finalidade de reestruturar a pele que sofreu ação do envelhecimento.
Atualmente o preenchimento facial é o procedimento estético mais utilizado pelas mulheres que desejam amenizar as marcas do tempo.
COMO FUNCIONA O PREENCHIMENTO FACIAL

A técnica de preenchimento facial se dá pela injeção de implantes faciais líquidos, nos locais de interesse, fazendo com que o material injetado empurre a pele acima dele para fora, modificando o contorno superficial da região.
A elevação da pele pelo material de preenchimento elimina as marcas, rugas e depressões cutâneas, motivos da queixa.
SUBSTÂNCIAS PREENCHEDORAS UTILIZADAS

São considerados materiais de preenchimento todos aqueles utilizados para proporcionar aumento de volume em alguma parte do corpo, e que possam ser introduzidos no organismo mediante injeção.
O produto mais utilizado para os preenchimentos faciais é o ácido hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e está presente em vários cosméticos com a finalidade de hidratar e restaurar a pele.
O ácido hialurônico possui capacidade natural de reter água, ajudando a regular e reparar o crescimento celular e a manter os níveis de colágeno normais. Atua preenchendo os espaços entre as células corporais, garantindo a sustentação tecidual, e favorecendo a manutenção da aparência jovial da pele e a vitalidade dos órgãos e sistemas.
Podemos classificar os principais implantes faciais injetáveis em duas categorias: os de efeito permanente e os de efeito temporário.
PREENCHEDORES PERMANENTES:
PMMA (poli-metil-metacrilato): é composto por microesferas de polimetilmetacrilato altamente purificadas, suspensas uniformemente em um veículo hidrogel, de síntese orgânica, não alérgico.

PREENCHEDORES TEMPORÁRIOS DE CURTA DURAÇÃO (ATÉ 1 ANO):
Ácido Hialurônico: é composto por ácido hialurônico reticulado em gel biocompatível. Possui diferentes concentrações de acordo com a região que se quer preencher. Ele hidrata a pele e estimula a produção de novo colágeno.

PREENCHEDORES TEMPORÁRIOS DE LONGA DURAÇÃO (> 2 ANOS):
Hidroxiapatita de Cálcio: é um preenchedor contendo microesferas de hidroxiapatita em gel biocompatível de alta viscosidade. Estimula a formação de novo colágeno, o que aumenta substancialmente seu tempo de duração.

Ácido Polilático (PLA): é um polímero sintético produzido a partir da fermentação da dextrose (açúcar) do milho. Seu efeito de preenchimento está associado à intensa resposta inflamatória na área aplicada, a qual estimula a formação de novo colágeno. O preenchimento se dá pela formação de colágeno na região, e não pelo volume do material aplicado.

QUANDO O PREENCHIMENTO FACIAL É A MELHOR INDICAÇÃO?
Nos casos em que se procura por rejuvenescimento facial ou harmonização dos contornos faciais mas sem cirurgias plásticas.
Contudo deve ser observada a necessidade de uma consulta profissional para determinar a melhor indicação para cada caso, e o Dr. Everton Pech está preparado para planejar e executar os tratamentos mais eficazes para ajudar você a atingir seus objetivos.
IDADE MÍNIMA PARA SE SUBMETER AO PREENCHIMENTO
Na verdade não existe idade mínima para realização de preenchimentos faciais, uma vez que sua utilização não se limita a terapias anti-envelhecimento.
Ele também pode ser usado tanto para a correção de deformidades congênitas ou adquiridas quanto para finalidade exclusivamente estética, em qualquer fase da vida.
INDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO FACIAL

Esta é uma seção muito interessante do artigo, pois é aqui que o (a) leitor (a) vai conseguir relacionar o seu problema/necessidade com a indicação de um tratamento que seja seguro, rápido, indolor e menos invasivo que a cirurgia plástica.
Muitas das indicações já foram citadas anteriormente neste artigo, mas por questões didáticas eu faço questão de agrupa-las em bullet points, o que facilita a visualização e a compreensão das mesmas.
São indicações para terapia de preenchimento facial as correções de:
Rugas da testa (melhor combinado com toxina botulínica/Botox)
Sulcos faciais profundos como o "bigode chinês" e os sulcos glabelares (entre as sobrancelhas)
Rugas e linhas periorais (em volta da boca) como as dobrinhas no queixo, as rugas "em código de barras" no lábio superior, as rugas "dos parênteses" no canto superior da boca, as linhas "de marionete" no canto inferior da boca
Olheiras profundas
Cicatrizes de acne e outros tipos de deficiências teciduais
Assimetrias e atrofias faciais
Lábios: para correção de volume, para projeção, para realçar o contorno, para acentuar o filtro labial, e para eliminação de flacidez
Cavidade temporal, que são as depressões que surgem ao lado da testa e para trás do canto externo dos olhos
Contornos faciais como no aumento da região malar (as "maçãs do rosto"), na volumização do queixo, na definição do contorno da mandíbula e dos ângulos mandibulares
Nariz: lifting (levantamento) da ponta do nariz, nivelamento da giba nasal, volumização do dorso nasal, entre outros
Perda de gordura facial provocada pela manifestação do HIV e que causa um efeito de "bochecha murcha"
Além do uso corretivo, muitos pacientes procuram o preenchimento facial por motivos puramente estéticos, buscando lábios mais sensuais, bochechas mais joviais, um visual mais atraente, etc e tal.
Mas um conselho que dou é que evitem os exageros, principalmente com os produtos de efeito definitivo.
CONTRAINDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO FACIAL
As contra indicações mais comuns para a realização de preenchimentos faciais são:
Expectativas não realistas em relação aos resultados
Doenças autoimunes em atividade
Gravidez
Lactação
Estado febril (febre)
Preenchimentos definitivos anteriores na mesma área
Alergia a qualquer componente da fórmula do material aplicado
Inflamação ou infecção no local a ser tratado
Estar fazendo uso de medicação imunossupressora
Problemas de coagulação ou em uso de anti-coagulantes
Susceptibilidade à cicatrização exuberante (queloides)
Ter doenças agudas ou ativas, ou ainda doenças não esclarecidas
Em caso de dúvidas, o melhor é procurar um profissional habilitado (dentista ou médico) para saber mais sobre sua queixa e suas necessidades.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PREENCHIMENTO E BIOPLASTIA
A resposta? NENHUMA!
Quem já buscou informações sobre preenchimentos faciais provavelmente deve ter ouvido falar em bioplastia, e isto as vezes causa confusão.
Só que bioplastia, na verdade, nada mais é que uma técnica de preenchimento utilizada para a correção volumétrica de estruturas anatômicas como contornos corporais e faciais.
Sendo assim é comum se referir a bioplastia de nariz, bioplastia de mandíbula, bioplastia de mento, e bioplastia malar para se referir ao preenchimento destas regiões, enquanto o termo preenchimento usamos associado ao preenchimento de rugas, preenchimento de sulcos, e preenchimento labial, etc.
COMO É FEITO E QUANTO TEMPO DEMORA UMA SESSÃO DE PREENCHIMENTO

Uma sessão de preenchimento tem a duração aproximada girando em torno de 20 a 40 minutos.
Iniciamos com orientações sobre o procedimento, suas particularidades e cuidados.
Em seguida o paciente é preparado através de higiene e antissepsia faciais.
Começamos aplicando a técnica anestésica compatível com a região a ser tratada, para diminuir e/ou eliminar qualquer desconforto relacionado ao procedimento.
A seguir, o material para o preenchimento é então injetado utilizando-se uma agulha e/ou microcânula. Isto é feito em diferentes camadas da pele, dependendo do produto selecionado, da área tratada e da finalidade pretendida.
Uma vez aplicado, o material é então modelado através de pressão digital exercida pelo profissional.
Finalizada a aplicação propriamente dita, é repassada toda e qualquer informação e orientação no tocante aos cuidados e ao acompanhamento.
CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS
ANTES
Evitar tomar Ibuprofeno, Naproxeno, Diclofenaco, Nimesulida e outros anti-inflamatórios não esteroides (AINES), assim como Aspirina ou qualquer substância com ácido acetil salicílico (AAS), por uma semana antes da aplicação
Não tomar vitamina E (tudo bem se for em complexo multivitamínico) e erva de São João por 3 dias antes
DURANTE
Evitar excessos, principalmente com materiais de longa duração ou definitivos
Em correções muito extensas. Fracionar o tratamento em pelo menos duas sessões e utilizar pequenas doses em cada uma pode ser uma boa. Desta forma fica mais fácil notar excessos.
Além disso, passado o inchaço após a aplicação inicial, dá para diferenciar os pontos em que ainda é necessária a aplicação daqueles onde as rugas já foram embora. Particularmente se for a primeira vez que você está fazendo preenchimento
APÓS
Evitar tomar anti-inflamatórios (AINES), Vitamina E, e erva de São João, citados anteriormente, por 2 dias após a sessão. Mas se houver hematoma deve-se evitar o uso destas substâncias até que este desapareça
Evitar exposição solar por até 2 dias ou enquanto persistirem possíveis hematomas
Evitar se exercitar por até 2 dias após a sessão (mínimo de 24 horas)
Evitar massagens no local da aplicação por no mínimo 6 horas. Após este período está liberado para realizar limpeza suave da região, aplicar proteção solar, maquiagens e home care
O PREENCHIMENTO É SEGURO EM TODAS AS CORES DE PELE?

Durante a produção deste artigo o único material preenchedor que encontrei, oferecendo alguma informação específica sobre a segurança da aplicação em todas as cores de pele, foi o JUVEDERM® (Allergan).
A informação apresentada é a de que estudos provaram a sua eficácia e segurança no uso em todas as cores de pele, não apresentando risco aumentado de hiperpigmentação ou cicatrizes hipertróficas em pacientes de pele negra.
E de acordo com o estudo de Taylor et al, em 2009, o uso de preenchedores a base de ácido hialurônico são seguros para correções faciais, de moderadas a severas, em qualquer cor de pele, sem imunogenicidade ou formação de quelóides, e somente efeitos adversos leves a moderados ao redor do local da injeção.
QUANTO PREENCHEDOR É USADO PARA UM TRATAMENTO

O diagrama acima é apenas ilustração de um volume médio utilizado em tratamentos com preenchedores faciais a base de ácido hialurônico, por região.
A quantidade de preenchimento usado para atingir o resultado desejado pelo paciente varia muito.
Cada pessoa tem uma necessidade diferente, que oscila de acordo com muitos fatores, tais como a cultura local, os padrões de beleza, o grau de envelhecimento experimentado pelo indivíduo, detalhes anatômicos, entre outros.
Sem um exame detalhado, fotografias e um amplo debate com o paciente, não é possível fazer um planejamento consistente.
É preciso avaliar cuidadosamente suas metas e expectativas antes de decidir onde e quanto preenchimento deve ser usado.
Com o ácido hialurônico você poderá avaliar o resultado imediatamente, podendo decidir se necessita uma correção maior ou não, sempre cuidando para não cometer excessos, o que será orientado pelo profissional.
QUANTO CUSTA UM PREENCHIMENTO

Depende!
Esta é uma questão que todo mundo quer saber mas ao mesmo tempo não existe uma resposta precisa para ela sem que uma consulta profissional, com avaliação clínica detalhada, seja feita.
Isto porque a cobrança é habitualmente feita por seringa de preenchedor utilizada no procedimento, independentemente das áreas aplicadas. Vejam, eu disse habitualmente, então pode haver outras formas de precificação.
Cada seringa possui de 1 a 3 ml de preenchedor, e o preço cobrado varia de acordo com inúmeros fatores, tais como preço de custo do material escolhido, do custo/hora de uso do consultório/clínica, do nível de experiência profissional , entre outros.
Estes dados nos mostram que o valor por seringa de preenchedor pode variar de profissional para profissional.
Algumas pessoas ainda podem vir me perguntar quanto eu cobro uma seringa de determinado produto. O fato é que fornecer preços em veículos de comunicação em massa nos é vedado, pois constitui infração grave ao código de ética profissional.
VANTAGENS, DESVANTAGENS E DURAÇÃO DO PREENCHIMENTO DE ACORDO COM A SUBSTÂNCIA UTILIZADA
PMMA (Artecoll, Artefill)
Vantagens: é uma técnica de fácil aplicação, tem um custo moderado e duração permanente
Desvantagens: risco de reação alérgica, risco de formação de nódulos e/ou granulomas, possibilidade de migração da massa injetada, risco de reações inflamatórias exageradas (imediatas e/ou tardias), de difícil remoção. Vem em desuso pelo risco considerável de complicações
ÁCIDO HIALURÔNICO* (Restylane, Juvederm, Perlane, Perfecta, Hylaform, Teosyal, Stylage, Belotero, Rennova, Hialurox)
Vantagens: é o material mais utilizado para o preenchimento facial, a técnica é de fácil aplicação, tem custo moderado, propicia pele rejuvenescida e hidratada no local de aplicação, possui o menor índice de reações alérgicas dentre os preenchedores faciais, tem duração temporária (de 6 a 12 meses), baixíssimo risco a reações alérgicas ou a formação de nódulos
Desvantagens: possui efeito de curta duração, é de difícil remoção
HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO* (Radiesse, Permanent Facial)
Vantagens: é uma técnica de fácil aplicação e com resultados de longa duração (em média de 2 a 5 anos), muito seguro e bem tolerado pelo organismo, não exige teste de hipersensibilidade, não migra, é inerte e estável no local de implantação
Desvantagens: risco de reação alérgica, risco de formação de nódulos, possui alto custo, possibilidade de reações inflamatórias, não permite a remoção
ÁCIDO POLILÁTICO* (Sculptra, New Fill)
Vantagens: é uma técnica de fácil aplicação, possui resultados de longa duração (até 3 anos), seguro e bem tolerado pelo organismo, não exige teste de hipersensibilidade, raramente provoca reações alérgicas, aumenta a hidratação da pele no local de aplicação
Desvantagens: não é um material de preenchimento imediato portanto seus resultados começam a ser visíveis somente após 4 a 6 semanas, custo alto pois necessita de múltiplas sessões (geralmente 3 sessões), risco de formação de nódulos e/ou granulomas, é de difícil remoção
* A longevidade desses produtos é variável e cada indivíduo pode obter um resultado diferente.
POSSÍVEIS ALTERAÇÕES E COMPLICAÇÕES APÓS A APLICAÇÃO
Quando ocorrem, a maioria destes "efeitos colaterais" são de natureza leve ou moderada, de curta duração (7 dias ou menos) e limitados ao local de injeção.
Pode haver algum aumento de volume nos locais aplicados durante 24 a 72 horas, especialmente com injeções nos lábios.
Após o (s) tratamento (s), podem ocorrer algumas reações comuns relacionadas à injeção, tais como inchaço, vermelhidão, dor, coceira, descoloração e sensibilidade no local da injeção. Estes normalmente resolvem espontaneamente dentro de 2 a 10 dias.
Hematomas leves ou um leve rubor podem aparecer no local da injeção imediatamente após o tratamento e podem durar 2-10 dias.
O uso prévio de drogas anti-inflamatórias ou aspirina quase sempre causará sangramento ou hematomas aumentados no local da injeção.
ALTERAÇÕES FREQUENTES
Leve desconforto (pode doer)
Eritema (rubor, vermelhidão)
Equimoses (mancha na pele, de coloração variável, produzida por extravasamento de sangue subcutâneo)
Edema (inchaço) - Conforme o procedimento o inchaço pode persistir por até 72 horas, sendo que o uso de gelo nos 2 primeiros dias minimiza esse efeito
Alterações temporárias na sensibilidade na região aplicada
ALTERAÇÕES OCASIONAIS
Hematoma (acúmulo de sangue após uma hemorragia subcutânea, coágulo subcutâneo)
Reativação de infecção por vírus da herpes (boca ou região peri-bucal)
Comichão
Descoloração local da pele (temporária)
Eliminação de uma porção da substância pelo orifício de injeção
Reações alérgicas
Migração (PMMA), extrusão (Hidroxiapatita)
COMPLICAÇÕES
Infecção (tal como acontece com todos os procedimentos de injeção cutânea existe o risco de infecção)
Reações inflamatórias crônicas (mais comum com PMMA, pode ocorrer com hidroxiapatita)
Formação de nódulos (mais comum com PMMA, pode ocorrer com hidroxiapatita e com ácido polilático)
Endurecimento da região (mais comum com PMMA)
Necrose superficial da pele (mais comum quando há aplicação em excesso)
As alterações e complicações aqui citadas têm várias formas de tratamento e correção. Quem poderá indicar o melhor caminho é o profissional responsável pela aplicação.
COMO EU VOU FICAR DEPOIS DE UM PREENCHIMENTO

A maioria das pacientes põem uma maquiagem e voltam às suas atividades normalmente, pois não há necessidade de afastamento de funções e/ou atividades.
Se você se lembrou de não tomar nenhum medicamento contendo ibuprofeno ou ácido acetil salicílico, então você provavelmente terá uma recuperação tranquila e com ausência ou presença mínima de equimose ou hematoma.
Um pequeno aumento de volume durante os primeiros dias é normal.
Há um pequeno grupo de pacientes que realmente incham depois de um preenchimento utilizando uma determinada marca "x", por exemplo o Restylane ou Hialurox, principalmente quando aplicado nos lábios.
Mas a grande maioria destes mesmos pacientes não apresentam nenhum inchaço após a mudança para outra determinada marca "y", por exemplo o Juvederm ou Teosyal.
Eritemas e/ou hematomas nos lábios são fáceis de cobrir com um batom, assim como as marcas de entrada da agulha ou cânula. Já os que ocorrem ao redor dos olhos ou da boca podem ser um pouco mais difíceis de disfarçar, principalmente se forem muito escuros.
Uma dica é, na primeira vez que você fizer preenchimentos dérmicos, evite planejar eventos sociais por 48 horas após o tratamento, assim você terá tempo para se observar e saber como seu corpo se comporta nestas situações.
QUANDO NOTAREI OS RESULTADOS DO PREENCHIMENTO
No caso do PMMA e do ácido hialurônico os resultados do preenchimento são imediatamente vistos, sendo que o resultado final surge assim que desaparecerem o possível edema e eritema.
Com a hidroxiapatita temos um efeito visível imediatamente, que diminui durante as primeiras semanas, voltando a reaparecer com a produção de colágeno. Pela observação clínica é possível afirmar que o resultado imediato (após a injeção) é muito aproximado ao que ficará no longo prazo.
O ácido polilático não é um preenchedor direto. Deve-se aguardar o organismo começar a produzir colágeno para preencher a região aplicada, o que geralmente leva de 4 a 6 semanas.
O PREENCHIMENTO DEIXA CICATRIZES?
Não!
Em função de ser realizada com agulhas e/ou microcânulas, nenhuma cicatriz visível é evidenciada nos locais de aplicação.
À exceção de casos onde houve a ocorrência de alguma complicação.
PREENCHIMENTO OU BOTOX

Ambos são procedimentos estéticos que podem ser aplicados no tratamento anti-idade.
Mas qual escolher? Bom, devemos levar em consideração a ação de cada um.
Nos tratamentos anti-idade, enquanto o preenchimento é utilizado para amenizar rugas estáticas e sulcos profundos, e volumizar áreas de depressões faciais, a toxina botulínica é utilizada para suavizar a ação muscular da área envolvida, eliminando as rugas dinâmicas, isto é, aquelas que aparecem com a contração muscular.
Desta forma, fica evidente que o preenchimento facial e a toxina botulínica têm indicações diferentes mas que são complementares entre si.
Consequentemente não há meios de classificar esta ou aquela terapia como a mais indicada sem antes avaliar cada caso individualmente.
Os tratamentos anti-envelhecimento idealmente incluirão, não só agentes de enchimento e neuromoduladores (toxina botulínica), mas também outros tratamentos de rejuvenescimento da pele como microagulhamento, skinbooster, peelings, fototerapia, entre outros.
Gostou deste artigo e acredita que pode ajudar alguém a entender mais sobre este tratamento que virou febre entre as celebridades? Compartilhe-o nas redes sociais!
Ah, e se tiver outros assuntos sobre estética orofacial, ou odontologia, que você gostaria de ver publicado, é só deixar sua ideia nos comentários.

Você tem interesse em realizar preenchimentos faciais? Então você vai adorar o que tenho para você aqui! Aqui você receberá novidades, ofertas e informações sobre este e outros tratamentos anti-idade.
RESUMINDO...NÃO SE ESQUEÇA DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE ARTIGO
As marcas cutâneas do envelhecimento são devidas à perda de ácido hialurônico, colágeno e elastina associada à ação muscular e à força da gravidade
Má alimentação, sol, tabagismo e estresse colaboram com este processo
Os preenchedores faciais fazem parte de um conjunto de tratamentos denominados anti-envelhecimento, mas podem ser usados também com finalidade puramente estética
Preenchimento é o ganho de volume de regiões pré-determinadas através da injeção de implantes líquidos biocompatíveis no intuito de reestruturar a pele que sofreu envelhecimento
As substâncias preenchedoras podem ser divididas em preenchedores permanentes e temporários
O ácido hialurônico é o preenchedor mais utilizado, mais seguro, mas com menor duração (o que não é ruim)
Não existe idade mínima para o preenchimento e ele é a melhor opção para quem quer os resultados que ele oferece sem cirurgia plástica
O tratamento possui indicações e contra-indicações bem definidas
Bioplastia é uma técnica de preenchimento para recuperar grandes volumes
Uma sessão de preenchimento leva em torno de 20 a 40 minutos
Existem cuidados a serem tomados antes, durante e depois do preenchimento, mantenha-se informada
O ácido hialurônico é seguro em todas as cores de pele
O preço é usualmente feito em cima da quantidade de seringas aplicadas e varia de acordo com o profissional escolhido
Cada material tem características próprias assim como vantagens e desvantagens
As alterações frequentes são esperadas, as alterações ocasionais são mais raras e as complicações podem acontecer
Após a aplicação os pacientes voltam normalmente as suas atividades
O resultado do ácido hialurônico é notado imediatamente
O preenchimento não deixa cicatrizes visíveis
Preenchimento e toxina botulínica são duas terapias com indicações diferentes mas complementares entre si
E, para finalizar, eu gostaria muito de saber a sua opinião sobre esse artigo.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.
Se você quiser receber novidades, informações e ofertas, basta clicar aqui e se inscrever.
Fontes: Cirurgião plástico Edmar da Fontoura Lopes; Dermatologista Flávia Lira Diniz; Cirurgião plástico Eduardo Cabral; Dermatologista Érica de O. Monteiro; Dermatologista Meire O. Brasil Parada; Cirurgião Plástico Emmanuel França; Livro DERMATOLOGIA ESTÉTICA, 2ª Edição, Editora Atheneu, São Paulo: 2009; Dermatologista Maria Helena Sandoval; Dermatologista Christine Graf Guimarães; site medstetica; site mdemulher; site todaperfeita; site minhavida; Safety of nonanimal stabilized hyaluronic acid dermal fillers in patients with skin of color: a randomized, evaluator-blinded comparative trial. Taylor SC, Burgess CM, Callender VD. Dermatol Surg. 2009 Oct;35 Suppl 2:1653-60.
#preenchimentofacial #preenchedoresfaciais #preenchimentocomácidohialurônico #rejuvenecimentofacial #harmonizaçãofacial #estéticaorofacial #suavizarrugas #estéticafacial #volumizaçãofacial #bioplastia #terapiasantienvelhecimento #antiaging #antiidade #substânciaspreenchedoras #indicaçõesparaopreenchimentofacial #vantgensdopreenchimentofacial #desvantagensdopreenchimentofacial
Comments