top of page

13 FATOS POUCO CONHECIDOS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS E QUE VOCÊ DEVERIA SABER (O #5 VAI DEIXAR VOCÊ D

  • Autor: Everton Pech
  • 20 de ago. de 2017
  • 11 min de leitura

Você já se sentiu inseguro antes de dar um passo importante em sua vida? É, isso mesmo! Aquele frio na barriga. Aquela sensação de indecisão.

Aposto que a resposta foi sim!

Da mesma forma acontece com a saúde bucal e uma de suas fantásticas soluções, os implantes dentários.

Quando a resposta para seus problemas chama-se implantes dentários, muitas dúvidas acabam surgindo.

Só que absolutamente ninguém se dispõe a tirá-las.

Muitas pessoas passam por essa frustração todos os dias. Mas a sua história não precisa terminar assim.

Elaborei uma lista, com informações valiosas, que ninguém nunca te contou. E sabe o que mais? Inteiramente grátis. Continue lendo para ter acesso a esse conteúdo imperdível.

#1 EXPLICANDO IMPLANTES DENTÁRIOS

Você sabia que Implantes Dentários são tratamentos de reabilitação oral, e que trazem inúmeras vantagens para o implantado? Isso mesmo!

Fora os benefícios estético e funcional, os implantes proporcionam ao paciente a saúde bucal necessária para ter um incremento em qualidade na alimentação e na qualidade de vida.

Tais fatores são os responsáveis por devolver ao paciente a autoestima e a segurança para falar e sorrir em público.

Esse tratamento consiste na colocação de pequenos parafusos de titânio, nos locais de perda dentária, e que tem por finalidade substituir as raízes dos dentes perdidos, em cima dos quais podemos fixar mecanicamente as próteses dentárias (dentes substitutos).

Um recurso fantástico que trata não apenas seu sorriso mas também sua qualidade de vida.

#2 OSSEOINTEGRAÇÃO (CICATRIZAÇÃO)

Vamos tratar de desmistificar logo esse termo para vocês não pensarem que isso é um "palavrão".

De forma bem simples osseointegração significa grudar no osso (*osteo* = osso / integração = grudar).

Resumindo, osseointegração é o período de tempo que o organismo necessita para efetivar a cicatrização do implante dentro do osso.

Podemos dizer que a osseointegração é o pilar do sucesso dentro das reabilitações com implantes, uma vez que depende da cicatrização dos implantes a possibilidade de utilizá-los para fixar os dentes protéticos.

Ah doutor, entendi! Então a cicatrização do implante no osso (osseointegração) é o período de tempo decorrido entre a colocação do implante até ele estar pronto para receber a prótese (dente)?

ISSO MESMO! Viu como é simples.

#3 DEMORA PARA CICATRIZAR?

Vamos direto ao ponto.

O período de osseointegração vai variar de acordo com o local que o implante foi colocado. Por exemplo, na mandíbula (dentes de baixo) o tempo é 4 meses e na maxila (dentes de cima) é de 6 meses. Estes prazos são válidos para os implantes convencionais.

Entretanto, existem implantes mais modernos que, utilizando tecnologia de ultima geração, são capazes de cicatrizar num período de tempo muito menor.

É a tecnologia "encurtando" caminhos.

Dependendo do tipo de implantes utilizado, o prazo de cicatrização poderá variar entre 21, 28, 45 e 60 dias. Estes são os implantes de cicatrização precoce (cicatrização rápida).

#4 O TEMOR DA REJEIÇÃO

Colocar implantes dentários está cada vez mais acessível a todos, trazendo para muitos a alegria de poder sorrir novamente.

Ainda assim existem muitas dúvidas envolvendo um tema específico chamado rejeição.

Muitos pacientes me perguntam se pode haver rejeição após a colocação de um implante dentário, e a resposta é definitivamente não!

A perda de um implante significa que ele não se integrou (cicatrizou) ao osso corretamente, ou que a integração foi perdida depois de algum tempo.

Contudo, devemos entender que o implante dentário é confeccionado em uma liga de Titânio comercialmente pura, a qual é totalmente biocompatível, isto é, não apresenta fenômenos de rejeição imunológica.

Portanto, quando as perdas ocorrem, é possível afirmar com veemência que qualquer que tenha sido o motivo da perda do implante, com toda certeza não foi por rejeição.

#5 NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM DOR

“Não considere doloroso o que é bom para você.” (Eurípedes)

Implantes dentários são um tratamento simples e sua instalação é completamente indolor.

Essa minha afirmação, além de sustentada pelos achados científicos (pelas pesquisas e estudos), é corroborada por depoimentos de pacientes que tinham muito medo de sentir dor na cirurgia, e que, após a colocação dos implantes, me relataram que se soubessem que o procedimento seria tão suave já teriam o feito a mais tempo.

Com o propósito de tranquilizá-los ainda mais, vou esclarecer mais alguns pontos de interesse.

A instalação dos implantes é sempre feita com anestesia local, a mesma utilizada para outros procedimentos cirúrgico-odontológicos.

Hoje em dia estes anestésicos são ultra modernos e seguros. Possuem efeito mais potente, com início mais rápido da ação anestésica, com duração maior, e tudo isso empregando uma quantidade menor de anestésico.

A grande diferença entre um procedimento cirúrgico num dente e o de colocação de implantes dentários é que na instalação de implantes a única preocupação é em anestesiar a gengiva, o que é muito tranquilo.

Isso vem do fato que o tecido ósseo não possui quaisquer terminações nervosas, o que significa que se a gengiva não existisse poderíamos manipular o osso cirurgicamente sem anestesia.

#6 IMPLANTES PODEM SER COLOCADOS NO CONSULTÓRIO?

Acredito que muitos de vocês sabem a resposta para esta pergunta, não apenas porque pesquisaram na internet mas porque conhecem alguém que já fez implantes.

Quando os implantes dentários começaram a ser utilizados como tratamento odontológico a única opção para a realização da cirurgia de instalação era em ambiente hospitalar.

Isto devido à limitação do conhecimento e à dificuldade de acesso a produtos adequados para esterilização e limpeza a nível ambulatorial.

Hoje em dia, devido ao avanço tecnológico e à evolução dos protocolos de tratamento, as cirurgias para colocação de implantes dentários são realizadas, em sua esmagadora maioria, de maneira extremamente simples no consultório dentário.

O ambiente hospitalar ainda é usado para este tipo de cirurgias mas em condições bem mais específicas.

#7 RECUPERAÇÃO E CUIDADOS

Após procedimentos cirúrgicos de qualquer natureza nosso corpo exige tempo para se recuperar e se regenerar.

Por mais simples que seja uma cirurgia de implantes, ela não deixa de ser uma cirurgia, e como tal demanda tempo e cuidados para sua recuperação.

Mas vou mostrar para você que não há por que se preocupar.

Tudo é muito fácil! Durante 48 horas (2 dias) o paciente precisa tomar alguns cuidados, sendo os principais:

- Evitar realizar esforço físico de qualquer natureza - Cuidados com a alimentação - Manter repouso - Tomar todas as medicações conforme prescrição - Seguir todas as orientações profissionais

Neste período é comum o aumento indolor de volume (edema/inchaço) no local da cirurgia.

Em virtude disto, mediações são prescritas para amenizar e/ou evitar o aparecimento desta ocorrência.

Por fim, os pontos deverão ser removidos SOMENTE pelo dentista após um período que varia de 7 a 15 dias.

Nenhum destes cuidados ou ocorrências impedem você de levar sua rotina normalmente.

Percebeu como é simples?

#8 DOUTOR, VOU FICAR SEM DENTES NO PERÍODO EM QUE O IMPLANTE DENTÁRIO CICATRIZA?

Não! Durante o período de cicatrização dos implantes você não precisa ficar sem dentes!

Você poderá utilizar dentes provisórios que poderão ser fixos ou removíveis, dependendo da possibilidade e da necessidade requerida pelo tratamento.

A decisão de usar um provisório fixo ou móvel é totalmente baseada na avaliação profissional de cada caso.

Dependendo da situação a prótese antiga que o paciente usava poderá ser aproveitada e utilizada como provisória, mediante algumas adaptações.

Mas o melhor é utilizar próteses provisórias novas, previamente planejadas, para um melhor resultado final.

Em alguns tratamentos específicos, conhecidos como Protocolo Branemark e Protocolo tipo Branemark, é possível colocar a prótese definitiva (uma prótese total fixa sobre implantes) num período de tempo que varia entre 1 e 10 dias após a colocação dos parafusos.

Isto quer dizer que nestes, e somente nestes casos específicos a cicatrização dos implantes se dá com a prótese definitiva instalada e em função.

#9 IMPLANTES DENTÁRIOS E PRAZO DE VALIDADE

Já pararam para perceber que tudo que usamos, independentemente da finalidade, tem uma vida útil?

Mesmo que não saibamos exatamente quanto tempo vão durar estes produtos, sabemos que não nos acompanharão uma vida inteira.

Com o embasamento científico existente, com as suficientes mudanças no desenho dos parafusos, com a evolução dos materiais de confecção assim como nas técnicas de colocação dos implantes, chegamos ao ponto em que é possível afirmar que um implante é instalado com a intenção de durar o resto da vida de quem o usar.

No entanto, devemos avaliar os casos de forma criteriosa e individualizada. Assim, sabe-se que os implantes têm uma vida útil mas que não pode ser precisada exatamente.

Todavia é possível inferir que a sua longevidade é, no mínimo, igual à das próteses convencionais, que também não são eternas.

Entretanto, como qualquer procedimento em saúde, é de grande valor profissional poder fornecer estimativas de sucesso baseadas em estudos científicos, e é isso que vou fazer.

Atualmente têm-se evidências, em número bastante expressivo, que indicam que mais de 90% dos implantes, instalados em condições adequadas, apresentam-se em uso após 15 anos de sua colocação

Obviamente que variações individuais existem, assim como fatores relacionados a essa sobrevivência.

Pacientes que perderam seus dentes em função de doença periodontal (infecção na gengiva), caso não tenham mudado seus hábitos de higiene, tem as mesmas chances de perder seus implantes pela mesma doença.

Pacientes com problemas de saúde não tratados, tais como diabetes, e outros problemas metabólicos, também tem maiores chances de perder os implantes de forma precoce.

Então, assim como todos os tratamentos protéticos, um implante dentário tem prazo de validade.

Evidentemente não se pode dar uma informação precisa a um paciente sobre o número exato de anos que um implante vai durar. Apenas pode-se dizer que, em condições adequadas, espera-se uma longa duração.

#10 ALTAS TAXAS DE SUCESSO!

Acabamos de ver que podemos esperar vida longa para os implantes e você deve estar se perguntando porque estou falando em taxa de sucesso.

É que taxa de sucesso e expectativa de vida útil não são a mesma coisa, e você já vai entender.

Os implantes dentários atuais contam com uma taxa de sucesso de 98%, o que quer dizer que a cada 100 implantes 2 são perdidos (não cicatrizam).

A taxa de sucesso é o percentual de implantes que cicatrizam, isto é, que dão certo. E como você pode ver é altíssima. Já a expectativa de vida útil do implante é a quantidade de tempo que um implante de deu certo (cicatrizou) vai ficar em função na boca do paciente.

Olhando assim parece bem óbvio agora né?!

Infelizmente, algumas das condições que afetam a vida útil dos implantes, como visto antes, também podem afetar a chance dele cicatrizar, em outras palavras, podem diminuir a taxa de sucesso.

Uma informação importante aqui é que os implantes que por ventura não cicatrizarem, desde que a perda não seja por problemas na saúde do paciente, podem ser substituídos por outro no mesmo local.

Nestes casos a substituição pode ser feita no mesmo momento da remoção do implante perdido ou após um período de 90 dias de cicatrização.

Na reposição destes implantes a taxa de sucesso é muito próxima dos 100%.

Para pacientes que perdem implantes devido a problemas de saúde não controlados, tratamento médico adicional será requerido antes de lançar mão de nova tentativa.

#11 CIGARRO: UM GRANDE VILÃO

Se você pensa em fazer implantes, ou acabou de fazer um, não fume! Fumar aumenta o risco de insucesso do implante dental.

Em um estudo recente, pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Murcia,na Espanha, estudaram 165 implantes realizados em 66 pacientes e acompanharam sua evolução durante 5 anos.

Neste estudo o índice de insucesso dos implantes em pacientes fumantes foi de 15,8% enquanto nos pacientes não-fumantes foi de 1,4%. É isso mesmo, o risco de perda de implantes nos pacientes fumantes foi mais de 11 vezes maior do que nos não fumantes.

E este é apenas 1 entre centenas de pesquisas que mostram a mesma tendência.

"Pessoas que fumam apresentam maior risco de infecção pós-cirúrgica e também uma cicatrização mais lenta dos tecidos bucais", diz o Dr. Arturo S. Perez, pesquisador envolvido no estudo acima relatado. "Quando um implante é colocado em um fumante, o risco de insucesso é maior".

O tabagismo pode prejudicar a cicatrização de um implante dentário.

Entretanto isso não impede que fumantes tenham seus implantes instalados e reabilitados com sucesso.

O adequado, nestes casos, é conversar com seu implantodontista para obter informações mais específicas sobre o seu caso de forma individualizada. Assim, diagnóstico e plano de tratamento serão específicos para sua situação.

#12 IMPLANTES RECUPERAM A FUNÇÃO MASTIGATÓRIA

Quem é ou foi usuário de dentaduras ou chapas, também chamadas de próteses totais, sabe que elas ajudam os pacientes minimizando o sofrimento causado pela perda dos dentes, mas não vão muito além.

As dentaduras proporcionam recuperação estética e fonética razoáveis, mas tem na função mastigatória sua grande limitação.

Ainda hoje, quando são exigidas para mastigação de alimentos mais sólidos, que exigem poder de corte dos dentes anteriores e de trituração dos posteriores, elas tornam-se motivo de queixas e de desapontamento.

Já as próteses fixadas sobre implantes, além de terem excelente estética e fonética, tem o grande diferencial de oferecer segurança, eficiência e conforto na mastigação.

Leva o paciente a relembrar da agradável sensação de poder mastigar, morder e sorrir de forma muito semelhante aquela proporcionada pelos dentes naturais.

Por isso os implantes dentários são conhecidos como o melhor e mais moderno tratamento odontológico já desenvolvido para a perda de dentes.

#13 FAZER IMPLANTES É MUITO SIMPLES

Como vocês puderam ver fazer implantes dentários é muito mais simples e seguro do que se imagina.

O tratamento se divide basicamente em 3 etapas: diagnóstico e planejamento, etapa cirúrgica, e por fim a etapa protética.

Após uma consulta inicial o paciente é encaminhado para fazer exames de imagem (ex: RX, Tomografia) e exames de sangue. Com os exames em mãos o cirurgião pode finalizar o diagnóstico e fazer o planejamento do caso. O planejamento é apresentado ao paciente e suas dúvidas são tiradas.

Com o planejamento aprovado pelo paciente passamos para a preparação para a cirurgia onde recomendações e medicações são passadas ao paciente.

Chegada a hora, o procedimento de instalação dos implantes dentários é realizado, assim como a colocação de dentes provisórios, se for o caso.

Depois da cirurgia o paciente retorna ao consultório após 7 a 15 dias para remoção de pontos, depois de mais 30 dias para avaliação e então somente 30 dias antes do término do período de cicatrização previsto para o caso.

Passado o período de cicatrização o paciente retorna para efetuar a reabertura do implante e a colocação de um componente intermediário que vai servir de união entre implante e prótese.

Uma semana após a reabertura o paciente volta para fazer a moldagem e deve receber a prótese sobre implantes pronta em até 30 dias, podendo neste período voltar para fazer provas e ajustes.

Pronto! Chegou a hora de ter um sorriso bonito e dentes saudáveis. Isso é indispensável para uma boa saúde, tanto física quanto mental. Poder mastigar sem o uso de dentaduras e sorrir sem nenhum constrangimento.

Gostou deste artigo e acredita que pode ajudar um amigo a entender mais sobre implantes dentários? Compartilhe-o nas redes sociais!

Ah, e se tiver mais temas sobre odontologia que você gostaria de ver publicado, é só deixar sua ideia nos comentários.

CONCLUINDO...LEMBRE-SE DAS VALIOSAS INFORMAÇÕES DESTE ARTIGO

  • Implantes dentários trazem inúmero benefícios para o paciente. Estética, função, elevação da autoestima e autoconfiança são somente alguns deles.

  • Osseointegração não é nenhum bicho de 7 cabeças mas sim a cicatrização do implante ao osso. É através dela que conseguimos fixar os dentes nos implantes.

  • Prepare-se pois existe um período de tempo a ser respeitado para a total cicatrização do implantes. 6 meses para cima e 4 meses para baixo. Portanto, nada de pressa!

  • Há possibilidade de diminuir o tempo de espera para a cicatrização do implante fazendo a opção por implantes de cicatrização precoce (rápida).

  • Não existe rejeição para implantes dentários! Se houver perda, sempre há a viabilidade de refazê-lo.

  • O implante é realizado com anestesia local. Os anestésicos utilizados hoje em dia são muito mais potentes e seguros que antes. A anestesia gengival é a única necessária para colocação de implantes e é a mais fácil de fazer.

  • A recuperação pós-operatória é rápida, tranquila e indolor. São apenas 48 horas de cuidados simples.

  • De tão simples que é, os implantes são feitos no consultório com muita segurança.

  • Não precisa ficar sem dentes enquanto os implantes cicatrizam. Existem várias possibilidades. O dentista é quem define.

  • Os implantes são feitos para durar uma vida toda. Contudo existem cuidados que devem ser tomados para que essa expectativa se concretize.

  • A taxa de sucesso dos implantes é altíssima, em torno de 98%.

  • Nos fumantes a taxa de sucesso é menor. Mas isso não quer dizer que não possam fazer implantes com segurança e sucesso.

  • Implantes são uma excelente arma para você ser ver livre das dentaduras e suas limitações.

  • Implantes dentários são extremamente simples de fazer.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

 
 
 

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
© Copyright 2019 Dr. Everton Pech All Rights Reserved
bottom of page